quinta-feira, 17 de novembro de 2011

As opções são muitas, basta querer

Somos um município estratégico, bem localizado, diversas vocações, onde a econômica local mudará significativamente nos próximos anos. Infelizmente pouco dessas qualidades vem sendo exploradas pelo poder público local. Sufocado e isolado na sua falta de articulação, optam por abandonar a população, sem oferecer educação pública de qualidade, sem prepará-la para os novos dias que apontam no horizonte. No Nordeste, a Petrobras desenvolve um projeto de sustentabilidade e inovação tecnológica, reaproveitando a água da produção do óleo retirado do petróleo bruto para aquecer as turbinas da própria cadeia de produção, produzindo energia termoelétrica, e para fora dali, utilizar a água para irrigar lavouras de mamona, investindo na produção de biodiesel.
Isso me faz pensar que as mudanças econômicas que ocorrerão por aqui, não nos permitem romper com as vocações locais. Possuímos a cana-de-açúcar, também possuímos instituições de ensino qualificadas o bastante para desenvolver projetos sustentáveis e de reaproveitamento junto a Petrobras e a ANP, como o próprio biodiesel. Isso é apenas um exemplo! Os benefícios são vários: a redução de custos de produção, a geração de empregos e renda, a geração de impostos, menor agressão ao meio ambiente.
Precisamos acoplar essa capacidade, já existente mas não explorada, de seguir adiante estruturando a população para os novos desafios e incentivar a inovação no que aqui já está. Assim, evoluímos ao oferecer melhores condições de trabalho, ao absorver os vários segmentos e cadeias de produção, dentro de um sistema sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário